(Foto de Antigos Cubos Rubik de Coleção)
A partir da década de 1990 algumas indústrias chinesas desenvolveram seus próprios cubos, com mecanismos mais elaborados. Assim foram registradas novas patentes de cubos na China, com o nome de “Cubo Mágico”. Desta forma, os cubos cuja patente pertence à Rubik Internacional são chamados de “Cubo Rubik” e os demais fabricantes utilizam o nome “Cubo Mágico”.
As diversas indústrias chinesas, ao criar novos mecanismos internos, diferentes do cubo Rubik original, deram um grande salto de qualidade o que justificou as novas patentes. A principal diferença é a regulagem da tensão das molas por parafusos localizados nos eixos, com acesso pelas tampas das peças centrais
(Cubo Mágico Dayan)
Mais recentemente, as primeiras marcas chinesas que se firmaram foram a Shengshou, Dayan, Type-C, Maru, além de muitas como as dos cubos DIY, que eram vendidos desmontados. Ficaram em destaque principalmente a Shengshou, com uma grande linha de cubos de diversos tamanhos e a Dayan como a maior referência em qualidade para os cubos 3x3, 2x2.
(Cubo Mágico Moyu)
Agora, com a entrada da Yong Jun (YJ) houve o lançamento das marcas YJ e Moyu. Ela veio com uma estratégia muito forte, com a criação de novos cubos com modelos diferentes todos os meses, com cores mais bonitas, mais leves e mecanismos cada vez mais aperfeiçoados. Atualmente a Moyu está liderando a preferência dos cubistas com uma linha cada vez maior de puzzles, incluindo os 4x4, 5x5, Megaminx e muitos outros.
Outro cubo de grande qualidade, hoje, é o Gan (Ganzpuzzle) mas de preço mais caro.
Além da Moyu e Gan, que hoje estão bombando, existem outras boas marcas correndo por fora, como Yuxin, Cyclone Boys, Fang Shi e etc.
_____________________________________________
Muito esclarecedor, parabéns !
ResponderExcluir