quarta-feira, 27 de abril de 2016

Cubo Rubik e Cubo Mágico

Depois que Erno Rubik criou em 1974 o cubo mágico ele foi patenteado e, com o passar dos anos, começou a ser a fabricado em vários países, sob licença. Mais tarde passou a ser chamado de “Cubo de Rubik” e depois apenas “Cubo Rubik”. A patente pertence hoje à Rubik Internacional e é fabricado no Brasil pela Hasbro.


Como trocar os adesivos do cubo mágico

(Foto de Antigos Cubos Rubik de Coleção)



A partir da década de 1990 algumas indústrias chinesas desenvolveram seus próprios cubos, com mecanismos mais elaborados. Assim foram registradas novas patentes de cubos na China, com o nome de “Cubo Mágico”. Desta forma, os cubos cuja patente pertence à Rubik Internacional são chamados de “Cubo Rubik” e os demais fabricantes utilizam o nome “Cubo Mágico”.
As diversas indústrias chinesas, ao criar novos mecanismos internos, diferentes do cubo Rubik original, deram um grande salto de qualidade o que justificou as novas patentes. A principal diferença é a regulagem da tensão das molas por parafusos localizados nos eixos, com acesso pelas tampas das peças centrais


Como trocar os adesivos do cubo mágico

(Cubo Mágico Dayan)



Mais recentemente, as primeiras marcas chinesas que se firmaram foram a Shengshou, Dayan, Type-C, Maru, além de muitas como as dos cubos DIY, que eram vendidos desmontados. Ficaram em destaque principalmente a Shengshou, com uma grande linha de cubos de diversos tamanhos e a Dayan como a maior referência em qualidade para os cubos 3x3, 2x2.





Como trocar os adesivos do cubo mágico

(Cubo Mágico Moyu)


Agora, com a entrada da Yong Jun (YJ) houve o lançamento das marcas YJ e Moyu. Ela veio com uma estratégia muito forte, com a criação de novos cubos com modelos diferentes todos os meses, com cores mais bonitas, mais leves e mecanismos cada vez mais aperfeiçoados. Atualmente a Moyu está liderando a preferência dos cubistas com uma linha cada vez maior de puzzles, incluindo os 4x4, 5x5, Megaminx e muitos outros.

Outro cubo de grande qualidade, hoje, é o Gan (Ganzpuzzle) mas de preço mais caro.
Além da Moyu e Gan, que hoje estão bombando, existem outras boas marcas correndo por fora, como Yuxin, Cyclone Boys, Fang Shi e etc. 


_____________________________________________

Um comentário: