quarta-feira, 27 de abril de 2016

Esquema de Cores de um Cubo Mágico; posição correta dos adesivos.

Conforme as normas da WCA - World Cube Association,  as cores são: Branco, Amarelo, Vermelho , Laranja, Verde e Azul.



Quando você pega um cubo e põe na sua frente obrigatoriamente (segundo a norma da WCA) , a cor branca tem que ficar para baixo (Down ), o amarelo para cima (Up), e na sua frente o verde (Front). Por causa disso, atrás vai estar o Azul (Back), a sua direita vai estar o Laranja (Right) e a sua esquerda o Vermelho (Left). Todas estas posições também são simbolizadas pelas Letras (aqui em negrito) quando encontrar uma formula de solucionar um cubo (numa orientação por escrito, por exemplo).



Num cubo que segue o padrão de cores oficial sempre o Verde vai estar oposto ao Azul, o Laranja vai estar oposto ao Vermelho, e o Branco sempre oposto com o Amarelo.

posição correta das cores no cubo mágico

Quando um cubo tem um símbolo (de sua marca), normalmente ela é inserida na parte central da cor Branca; a exceção para isto é: nos cubos de esquema de cores japonês onde o Branco é substituído pela cor Preta , o símbolo vai estar no amarelo.

Os cubos Dayan e Moyu tem o esquema japonês mas é um modelo difícil de achar. 

Os adesivos da marca Z (que tem uma cor a + , a cor preta) vendidos pela Cubestick  servem tanto para os cubos de esquema japonês como para os cubos de fundo branco (mas também podem ser colocados nos cubos pretos, fica ao gosto do cubista), porém deve-se estar atento as regras da WCA se o cubista desejar participar de um campeonato.


_________________________________________





5 comentários:

  1. Há contradito aqui…
    Primeiro parágrafo diz AMARELO Em Cima,
    A figura exemplar diz TOP BRANCO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São duas coisas diferentes! Os nomes de cada face do cubo estão mostrados na imagem, de forma correta (ex.: branco é o topo). Porém, outra coisa, é a forma de se posicionar o cubo para resolvê-lo. Pelas regras da WCA o cubo deve ser colocado de cabeça para baixo (o topo branco com a face voltada para baixo). Isso ocorre porque os cubers profissionais estão preocupados em antecipar os movimentos (olhando para as faces opostas àquelas que se está resolvendo).

      Excluir
  2. Segundo WCA Regulations,

    cláusula 4d1:
    NxNxN Cubes and Megaminx are scrambled starting with the white face (if not possible, then the lightest face) on the top and the darkest adjacent green face (if not possible, then the darkest adjacent face) on the front.

    Ou seja: Branco é em cima e verde voltado para o executor.

    ResponderExcluir
  3. Ou seja, as faces são:

    U White Branco Cima
    F Front Verde Green
    R Red Right Vermelho
    L Laranja Left Orange
    B Blue Back Azul
    D Down Amarelo Yellow

    Fiz colunas misturadas para ficar mais fácil associar à letra da face.

    ResponderExcluir