sábado, 30 de abril de 2016

Dicas úteis para a retirada e colocação dos adesivos no cubo mágico

Meça sempre seu cubo mágico antes de comprar adesivos, escolha o certo!

Quando os adesivos de seu cubo estiverem muito velhos, desgastados, descolando ou com as beiradas estragadas será necessário trocá-los e a melhor coisa a fazer é comprar um adesivo na medida correta de seu cubo. Se você tem um cubo de 56mm e você comprar um adesivo full-filted (significa um adesivo grande de 16mm ou mais) o que vai ocorrer é que o adesivo vai cobrir a face inteira da peça plástica, porém você corre o risco que com o uso, o adesivo vai começar a "desbeiçar" (soltar as bordas), ele vai se soltar mais rápido do que o normal porque precisa ter uma pequena borda na peça plástica (sem adesivo) que é para evitar que a sua própria mão ou as outras peças entrarem em atrito com a borda do adesivo. Na loja da Cubestick você encontra disponíveis uma grande variedade de modelos para seu cubo.

Então quando você for escolher o adesivo que você for fazer a reposição você precisa ver o tamanho adequado. Se o seu cubo for de 56mm o ideal é que cada quadradinho do adesivo não passe de 15mm, ou de preferência que seja inferior a 15mm. Se o seu cubo tem 57mm de tamanho você até pode colocar um adesivo maior, não tem problema. Os cubos de 57mm são: Dayan, Shengshou, Rubik. Os cubos da Moyu em geral são um pouquinho menores, 56,5mm,  56mm, tem o de 54,5 (que é o cubo para fazer OH - One hand ou seja: Uma mão). 




* O uso de um paquímetro ou uma régua bem exata ajudam muito na hora de medir com exatidão seu cubo mágico

Complementando: As peças plásticas do Moyu e do YJ 3x3 não tem todas o mesmo tamanho, só a peça central tem o tamanho quadrado perfeito; as peças de meio são retangulares,elas não tem a mesma medida em todos os lados e as peças de canto são quadradas, mas em um tamanho um pouco menor do que a peça de centro.

No momento que você escolheu qual é o adesivo adequado pela marca , pelo tamanho e com as cores que você achar mais bonitas, você vai precisar tirar o adesivo velho. O ideal é utilizar uma peça de plástico, uma espátula; se você usar uma peça de metal você pode riscar o cubo. Se você usar as unhas, você pode machucá-las porque tem adesivos que são bem colados;  você pode até usar uma tampa de caneta Bic mas o ideal é que você use uma espátula.  

Na hora que você tirar o adesivo velho, pode ser ainda que fique resíduos de cola. A melhor maneira de você tirar essa cola é você pegar uma fita durex daquelas largas, grandes e essa fita durex (tem que ser de boa qualidade) você pega o lado colante da fita e bate várias vezes sobre o resíduo de cola  que ficou no cubo e vai desgrudando que ele vai puxar a cola do cubo.  O restante das manchas que ficarem (quando quase toda a cola grossa já tiver saído no durex) você pode retirar com um pano apenas umedecido com álcool (não use o álcool no começo da retirada da cola senão vai virar um "chiclete" , pois a cola amolece e não sai. 

Depois que o cubo estiver bem limpo você pode passar para a etapa de colar os adesivos prestando bem atenção no esquema de cores para posicionar os adesivos no padrão oficial da WCA.


ASSISTA AQUI UM VÍDEO QUE ENSINA 
COMO RETIRAR OS ADESIVOS VELHOS:  



Nenhum comentário:

Postar um comentário